Entrevista com o dono do Apex Athletics

(15:00 16-08-2015)
Olá pessoal!

Hoje temos algo interessante para vocês - uma entrevista com Apex0, o proprietário do clube Apex Athletics. Apex Athletics é conhecido principalmente pelos 6 títulos na Golden League, e por isso o nosso convidado é uma pessoa com uma grande experiência Maxithlon. Esta é a primeira entrevista Maxithlon publicada nas nossas Notícias, e nós pensamos que tu vais gostar, assim como gostas deste jogo.

Frozy: Então, a minha primeira pergunta é sobre ti mesmo. Quem és tu, Sr. Apex0?
Apex0: Eu tenho 39 anos de idade, sexo masculino, atualmente trabalho em um projeto na minha universidade, escrevo livros de matemática para o ensino secundário superior e costumo jogar poker semi-profissional. Eu vivo em Turku, na Finlândia.

F: Como entraste no Maxithlon?
A: Um user de um fórum de poker sueco convidou as pessoas a entrar no jogo.

F: E quando isso aconteceu? Lembras-te da temporada?
A: A minha primeira temporada foi a 20.

F: O que foi diferente nesse período? Eu não sei detalhes do Maxithlon "velho".
A: Bem, a maior diferença era que cada país tinha sua própria liga, mas eu gosto mais do sistema atual, porque o campeonato internacional é muito mais competitivo.
Além disso, lembro-me que poderia fazer enormes quantias de dinheiro dos meetings não-oficiais, mas eu nunca cheguei a tirar proveito disso, porque o meu estádio era muito pequeno naquela época. Poderias obter até 25 000 espectadores se os atletas suficientes participassem no teu meeting. Este deve ter tido um grande impacto na forma como os clubes maiores cresceram.

F: Isso é interessante.
A: Os treinadores tinham apenas uma skill, mas eu tinha descoberto quase exatamente como usar os meus treinadores para obter bons atletas multi-qualificados. Eu tinha descoberto precisamente quando mudar um atleta de um treinador para outro e quando era necessário a contratação de um novo treinador, com uma habilidade diferente. Otimizar o teu treino costumava ser difícil, mas agora que podes ter treinadores para tudo o que precisas, ao mesmo tempo, qualquer um pode fazê-lo.

F: Gostaste da ideia deste jogo desde o início?
A: Na maior parte, sim. Mas achei a ideia de uma Liga Nacional um pouco artificial para o atletismo. Além disso, eu estava muito irritado com os resultados irrealistas, um saltador em altura que salta 47 centímetros não serve para mim. E se eu não tivesse descoberto por que meus atletas estavam lesionados todo o tempo, eu provavelmente teria saído do jogo.

F: Eu acho que a maioria de nós enfrentou a mesma reação no início de nossas carreiras no jogo :)
Vamos falar sobre a tua carreira. Que estratégia de longo prazo usaste para chegar onde você está agora?
R: Inicialmente, eu não tenho bem uma estratégia, apenas tentei identificar os meus atletas mais frágeis e substituí-los por outros melhores. Isso deu-me um monte de atletas bastante equilibrados, mas não há realmente bons, tanto assim que em um ponto, eu tinha ganho mais campeonatos de clubes do que campeonatos individuais. Então eu percebi que se eu quisesse chegar ao topo, eu precisava que os meus atletas atingissem o seu pico mais ou menos ao mesmo tempo, então praticamente reconstruí a minha equipa a partir do zero. Antes de tentar construir uma grande equipa, precisas ter a certeza de que tens os recursos económicos, para suportá-la, ou em outras palavras: construir lugares no teu estádio primeiro. Isso dá-te um fornecimento estável de dinheiro aos encontros do campeonato a cada temporada.

F: E quantas temporadas demorou para reunir os recursos necessários?
A: Eu acho que levou algo como 10 ou 12 temporadas até que eu tivesse o tamanho do estádio e dinheiro necessário para um desafio a sério. Em seguida, levou mais algumas temporadas para construir a equipa. Claro que eu poderia ter feito isso um pouco mais rápido com uma estratégia melhor. O caminho mais rápido para o topo é, provavelmente, inicialmente gastar quase todo o teu dinheiro no estádio (bancos, em particular), mas isso é muito chato, é claro.
Eu construí o meu estádio gradualmente, e depois de 14 temporadas eu tinha atingido 30 000 lugares, que acho que é o suficiente, a menos que queiras hospedar campeonatos internacionais. Eu poderia ter alcançado este objetivo muito mais cedo se eu não tivesse também expandido o ginásio até o tamanho máximo ao mesmo tempo. Além disso, adicionei 3000 lugares mais tarde, mas nunca tive mais de 30 000 espectadores. Acho que construí o meu estádio em seis ou sete etapas.

F: Que benefícios de jogo dão-te maior prazer?
A: O que queres dizer com benefícios de jogo?

F: Eu quero dizer que diferentes realizações no jogo que te fazem mais feliz.
A: Ganhar o INL (Liga Internacional), medalhas de ouro olímpicas e o recorde mundial recente de um dos meus atletas são, provavelmente, as conquistas que eu valorizo mais. Além disso, mais cedo, quando eu ganhei o Campenato Finlandês de Clubes e a respetiva Liga Nacional. Eu estava feliz, mas essas conquistas são menos importantes agora.

F: O que te motiva para continuar a jogar Maxithlon apesar do jogo não ser atualizado há já um longo tempo?
R: Eu posso tentar construir uma equipa ainda melhor e talvez venha a conseguir a Champions Cup. E talvez os meus atletas possam bater alguns recordes. Estou a tentar melhorar ainda mais o meu jogo.
E seria uma vergonha abandonar o meu clube depois de todo o trabalho que eu fiz.

F: Isso é muito bom. Muito obrigado pela tua entrevista. E desejo-te boa sorte com esses objetivos :)
A: Não tem de quê :)